Testemunhos

287
Quando eu estava no fim dos quarenta anos, há cerca de 13 anos, comecei a investigar se o Cristianismo é real. Eu me afastei disso quando adolescente e nunca reconsiderei isso através das lentes de uma mente madura. Eu estava ciente de que havia estudiosos do Novo Testamento que questionavam não apenas o fato de Jesus ter dito e demonstrado que ele era Deus, mas também que os primeiros cristãos acreditavam que ele era. A cobertura da mídia desse ponto de vista e a aparente confiança com que os seus adeptos o divulgaram certamente me impressionaram. E em algumas das igrejas que experimentei, muitos dos congregantes e até uma boa parte do clero tinham sido claramente infectados por ela, num grau ou outro (e, claro, pelo naturalismo que lhe está subjacente e é tão popular na nossa cultura intelectual atual). Então, quando comecei a ler as transcrições dos debates de William Lane Craig com estudiosos céticos do Novo Testamento, foi uma tremenda revelação. Eles foram a principal razão pela minha persistência durante 13 anos na investigação do Cristianismo. Os argumentos do Dr. Craig em favor da historicidade da ressurreição foram particularmente importantes para mim. Eu queria saber não apenas se Jesus é o filho de Deus, mas também se Deus existe mesmo. Se a ressurreição realmente aconteceu, eu teria a resposta para ambas as perguntas. (Isso também significaria que nenhuma das questões difíceis, como por que Deus permite a existência do mal ou o que acontece com as pessoas que nunca ouviram falar de Cristo, poderia me impedir de me tornar um crente.) Achei que os argumentos do Dr. Craig nos debates sobre a existência de Deus eram muito fortes, mas não importava muito para mim se Deus existia, a menos que ele fosse um Deus que se comunicou conosco. Concentrei-me na questão de quem era Jesus. No início do inverno passado, percebi que, finalmente, as questões intelectuais que eu percebia como estando entre mim e me tornar um crente tinham sido todas resolvidas em minha mente – principalmente através do trabalho do Dr. Craig e de N. T. Wright. As suas análises do Novo Testamento nos seus contextos históricos e culturais tornaram-me claro que é mais razoável acreditar que a ressurreição aconteceu do que que não aconteceu. Por alguns meses, no entanto, fui impedido por um cenário imaginário que se desenrolaria na minha cabeça: me tornar um cristão e então, um dia, encontrar um estudioso cético do Novo Testamento no trem ou em qualquer outro lugar, que levantaria algum argumento que eu não poderia contestar e para o qual acabaria nunca encontrando uma resposta. Senti que, para estar seguro contra tal ocorrência, teria de continuar a estudar e a estudar até me certificar pessoalmente de que tal argumento não existia. Eu me acovardei diante de tal tarefa. Eu não estava em uma busca tola por “provas” absolutas. Eu só queria ter certeza de que a fé cristã é (tomando emprestado a expressão do Dr. Craig) “fé razoável” – que não havia uma refutação clara de sua razoabilidade que eu não tivesse encontrado ainda esperando por mim na esquina. Mas gradualmente cheguei a uma enorme conclusão: foi suficiente que estudiosos bem credenciados como Craig e Wright analisassem todas as evidências, apresentassem avaliações delas que são convincentes para um grande setor da comunidade acadêmica e para mim, e se envolvessem muitas vezes com pessoas como meu hipotético cético no trem – e fizeram muito mais do que apenas se defender bem. (Além disso, percebi que a força dos seus argumentos excede até o que é necessário como base para uma fé razoável, proporcionando uma espécie de margem extra de razoabilidade. Isso porque mesmo que o resultado geral dos debates parecesse um empate, esse resultado ainda teria sido 100% de luz verde intelectualmente para se tornar um crente. A razão é que faz sentido que Deus não forneça continuamente à humanidade um nível de evidência de si mesmo que seja impossível de ser negado por qualquer um, mas antes permita que nos sintamos atraídos por ele e o escolhamos. Ele forneceu provas esmagadoras uma vez, em Jesus e na sua ressurreição, e essa notícia foi-nos transmitida – mas somos livres de encontrar razões para a rejeitar.) No dia 18 de março, entreguei a minha vida a Cristo. Mudanças marcantes ocorreram instantaneamente tanto em meu estado interior quanto em meus comportamentos. Incluíam mudanças que eu não havia previsto ou sequer imaginado e que, portanto, considero uma evidência objetiva da realidade de Cristo. Não que eu sinta necessidade de evidências confirmatórias: não posso nem começar a duvidar de qual é a fonte da profunda transformação que ocorreu e ainda está ocorrendo em mim mesmo, ou da paz e alegria incríveis e absolutamente novas para mim que vieram e ainda estão comigo. O trabalho do Dr. Craig foi um instrumento crucial para abrir o caminho para que eu aceitasse a graça de Deus.
-Lee
