Testemunhos

239
Olá Dr. Craig,
Eu só queria expressar meu apreço pelo seu ministério e trabalho filosófico.
O conhecimento do seu trabalho me ajudou a estruturar e ordenar meus pensamentos e crenças. Também me ajudou a obter novos insights sobre a fé cristã em geral. Ao conversar com outros cristãos e não-crentes, consigo apresentar as doutrinas da nossa fé de uma forma direta e clara. O que dá muitas oportunidades para futuras discussões frutíferas.
Vivendo na Suécia, um país profundamente doutrinado com crenças e atitudes seculares, também percebi a importância de criar os meus filhos num ambiente intelectual sólido e apologético. Fornecendo uma base amorosa, alerta e robusta para o seu crescimento como cristãos.
Deixe-me dar um bom e bonito exemplo disso e de como o treinamento intelectual em uma idade precoce é benéfico para o pensamento de uma criança.
Minha filha tem três anos e meio, mas está muito à frente em seu desenvolvimento intelectual. Outro dia ela me perguntou por que nós (humanos) e outras coisas morremos. Expliquei sobre o corpo e a matéria, como eles não são necessariamente imutáveis, mas podem mudar com o tempo. Que os corpos crescem e decaem e eventualmente deixam de funcionar. Usei muitos exemplos da natureza e da floresta que ela conhece bem. A partir disso passamos a falar sobre o que acontece quando morremos. Sobre a diferença entre a alma e o corpo. Ela pareceu apreciar a distinção. Que o corpo se decompõe no solo, mas que a alma, a mente ou o eu é algo essencialmente diferente e pode existir sem o corpo. (Ainda não chegamos à ressurreição geral). Ela também parecia compreender que sua mente poderia referir-se a alguma coisa. Por exemplo, ela poderia pensar no pote azul sobre a mesa e perceber que era um estado intencional na mente ou na alma, não no corpo. Fazendo isso percebi: “estou discutindo o dualismo mente-corpo com uma criança de três anos!”.
Já falamos anteriormente sobre como Deus é espírito ou mente. Ela quis ouvir minhas explicações repetidas vezes e concluiu com alegria: “depois que morremos, continuamos vivendo. Mas com Deus!”. Ela então passou a fazer distinções gerais sobre vida e morte. Por exemplo, ela, totalmente sozinha, esclareceu a diferença entre morrer e murchar entre as plantas. “As árvores”, disse ela, “parecem que morrem durante o inverno. Mas não morrem. São apenas as folhas que morrem. As árvores murcham, mas quando chega a primavera elas vivem novamente!”
Acho que este é um bom exemplo de como o seu trabalho pode trazer frutos também para um leigo filosófico como eu. E, posso acrescentar, para não-evangélicos. Eu mesmo sou um luterano de alta igreja, inclinando-me cada vez mais para o catolicismo. Li em artigos que o seu trabalho é principalmente para a subcultura evangélica e isso simplesmente não é verdade. Somos muitos fora dessa cultura que se beneficia da sua defesa do “cristianismo puro e simples”.
Que Deus abençoe você e sua família.
Atenciosamente,
-Viktor
